quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Fides vs Vasco da Gama "B" (Sub-18) - Rescaldo

O jogo frente ao Vasco B realizou-se no passado dia 18 de Janeiro no pavilhão da Escola Secundária de Valbom. Num jogo recheado de emoções fortes o Vasco levou a melhor sobre o Fides.

O jogo não começou bem para a nossa equipa, tendo primeiro período terminado com um parcial de 4 – 27. O Fides apostou em lançamentos exteriores e não se deu bem. Talvez por essa razão a confiança da equipa caiu bruscamente, o que foi aproveitado pelos jogadores do Vasco da Gama que conseguiram realizar grande parte dos seus lançamentos. Os quatro pontos marcados pela nossa equipa foram concretizados em lançamentos livres, o que resume um pouco o que se passou neste primeiro período.

As condições do piso não eram as melhores e os jogadores escorregaram várias vezes tendo-se mesmo considerado o adiamento do jogo. O jogo foi interrompido por alguns minutos, mas após termos chegado a um acordo o jogo continuou. É de realçar que o treinador da nossa equipa não esteve presente, por motivos pessoais.

No segundo período a história foi outra. O Fides superiorizou-se ao Vasco e venceu o período por um parcial de 15 – 8. Os pontos começaram a surgir e a confiança da equipa foi aumentando. Grande parte dos pontos marcados pela nossa equipa foi devido a roubos de bola que acabaram em contra-ataque.

Fruto da melhoria da equipa neste segundo período, o Fides entrou ainda mais confiante no terceiro período. Os roubos de bola e consequentes contra-ataques foram frequentes tendo o Fides vencido o período por um parcial de 22 – 14.

O quarto período foi o mais difícil e mais polémico do jogo. Foi um período equilibrado, mas com mais pendor para o Vasco que teve uma melhor gestão do resultado e do tempo de jogo. O Fides voltou a apostar em jogadas individuais e em lançamentos exteriores que grande parte das vezes não foram concretizados. Faltou um pouco de calma e de maturidade à nossa equipa que perdeu a cabeça a uns minutos do fim, devido à falta de concretização. As faltas sucederam-se e o Vasco aproveitou, vencendo o período com um parcial de 12 – 19.

O resultado acabou por ser injusto mas penso que a falta de calma e de jogadas em equipa nos momentos fulcrais do jogo por parte do Fides, resolveram a partida. A aposta em lançamentos exteriores e em jogadas individuais que muitas vezes terminavam com lançamentos forçados foram uma aposta falhada. O Vasco aproveitou e com um pouco mais de calma e maturidade (sobretudo no 4º período) decidiu a partida. A arbitragem foi muito contestada mas como se costuma dizer: “Os árbitros só decidem uma partida se os jogadores assim o deixarem”. E foi isso que aconteceu: o primeiro período acabou por ser fundamental para a história do jogo e ajudou o Vasco e vencer a partida.

A equipa do Fides deu tudo o que tinha no campo e merece os parabéns por isso e apesar da derrota (que na minha opinião foi injusta), a nossa equipa fez um bom jogo e conseguiu impor respeito ao Vasco.

O jogo terminou com o resultado final de 53 – 68, com uma vitória do Vasco B.

Resumo feito por: Tiago Freitas

1 comentário:

  1. Infelizmente não estive presente neste jogo, mas parabéns a todos pelo esforço que fizeram.

    Parabéns também ao Freitas pelo bom resumo :)

    ResponderEliminar