quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Será que há milagres???

"Não caiu o pavilhão, não se abriram fendas no chão, não explodiram vulcões. Ou melhor, explodiram, mas foi de alegrias. Um autêntico milagre croata colocou Portugal na segunda fase do Campeonato Europeu de Basquetebol. E nem foi preciso ganhar à Letónia por 16 pontos.
Portugal jogou como há muito não se via. Coesa defensivamente, disciplinada tacticamente, a equipa surpreendeu uns atarantados letões, que estavam à espera de favas contadas contra os “bobos da festa”, como diziam ontem os jornais espanhóis.
Mas os “ratinhos” têm uma alma que sobra para dar, vender e repartir as sobras. Portugal esteve quase sempre em vantagem, chegou ao intervalo a vencer por quatro pontos (28-24). João Santos tinha mão quente no tiro exterior, Mário Fernandes estava em bom plano, Francisco Jordão muito melhor do que nos dois jogos anteriores, enfim, foi caso para perguntar o que era feito de Portugal até esta altura.
Com alguns altos e baixos ao longo do encontro, como parciais de 0-8 ou 0-11, os “ratinhos” chegaram a estar na frente por 17 (61-44) e com o apuramento garantido, graças a um parcial de 13-0 do terceiro para o quarto período. Mas a Letónia reagiu com artilharia pesada, graças aos triplos de Kristaps Janicenoks (quatro em seis, num total de 21 pontos) e recuperou até aos 77-67 finais. O NBA Andris Biedrins foi sempre manietado pela alma lusa e acabou a barafustar mais do que a jogar.
Mas nessa altura Portugal estava como morto, em coma, na praia. Uma pequena réstia de esperança alimentava, ainda, o sonho. A Croácia tinha de derrotar a Espanha, a toda-poderosa Espanha, campeã Mundial, vingar a eliminação nos quartos-de-final do último Mundial, e ficar com duas vitórias. Tantas como os espanhóis, decidindo-se a terceira vaga no confronto directo entre Portugal e Letónia.
Foi preciso sofrer até ao último segundo, mas o triplo de Marko Tomas, a três segundos do final do jogo Croácia-Espanha, deu a vitória aos croatas por um ponto e o milagre que premiou os portugueses. Agora, “a por ellos!”."
Portugal 77 - Letónia 67

Fonte: www.ojogo.pt



0 comentário(s):

Enviar um comentário